|
|
| |
|
|
|
|
|
Jornalistas divergem sobre o impacto do iPad na mídia impressa
Izabela Vasconcelos, de São Paulo
|
|
O novo lançamento da Apple, o iPad, que promete ter um forte impacto no mundo editorial e na mídia impressa, causa divergências entre jornalistas especializados em tecnologia e mídias digitais. O produto traz recursos próprios do iPhone e dos netbooks. Com uma tela de dez polegadas, é possível ler jornais e livros. A diferença com o Kindle, da Amazon, é que o iPad permite navegar na internet, ver vídeos, jogar, escrever e armazenar arquivos, como um computador.
Para Cora Rónai, editora da Revista Digital, do jornal O Globo, o aparelho não pode resolver os problemas da imprensa. “Por enquanto pra mim é marketing, o que a mídia impressa precisa é se tornar rentável online. Eu não sei se as pessoas vão mesmo usar o Kindle ou iPad, eu vejo o celular mais com esse papel. Não sei como, mas a longo prazo, os celulares podem desempenhar esse papel”, diz a jornalista, que não vê praticidade em ter que andar com celular, notebook e um outro aparelho para ler livros ou jornais. Para ela, a tendência é que tudo se reúna em um único aparelho.
Já Ethevaldo Siqueira, comentarista de tecnologia e informática do jornal O Estado de S. Paulo e rádio CBN, acredita que o aparelho é revolucionário. “É uma revolução que vai mudar a comunicação móvel e a imprensa escrita, além de ser ecologicamente correto. É uma ferramenta para os jornalistas. Não tenho a menor dúvida que pode ser uma boa opção para as empresas jornalísticas”.
O jornalista Tiago Cordeiro, analista de mídias sociais e blogueiro, discorda que o iPad seja uma revolução, mas vê o novo gadget com uma função importante. “É mais um passo para facilitar a leitura de jornais e livros, mas não é uma revolução para a imprensa. Um dos grandes problemas nos jornais é o custo do papel, o iPad pode ajudar, mas não resolver o problema, porque você estará vendo algo como o PDF do jornal impresso, mas as informações continuam desatualizadas”, explica.
|
|
29/1/2010
|
| |
|
PAULO CESAR MOZZONE
[19/02/2010 - 10:06]
(Freelancer)
As empresas que lançam isso continuam medindo o País pela avenida Paulista, pelos jardins, devem ter seus motivos. Agora alguem achar que com isso vai acabar o papel o impresso é demais. Quem vai poder ter o Ipad? O acesso como vai ser? A viabilidade financeira para os clientes. Eu entendi que os leitores dos jornais vão poder usar esse negocio novo ao inves do jornal impresso? Agora precisa analisar a viabilidade financeira. Antes de mais nada sou completamente a favor da tecnologia, desde que seja viavel o acesso.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Moacyr Victor Minerbo
[14/02/2010 - 16:24]
(Âncora / Apresentador TV / Apresentador Rádio-ALLTV - IG - SP)
A teoria do I Pad é a mesma do 'Pense Bem'.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Larissa Haack
[11/02/2010 - 15:24]
(Assessor de Imprensa-Art Presse - SP)
O IPad não servirá para muita coisa ainda. Se pensarmos que as pessoas estão sedentas por tecnologia e informação, elas irão buscar o máximo desses dois desejos em um aparelho só. Para que comprar um IPad se com quase a mesma quantia de dinheiro se compra um notebook com mais recursos? Acredito que ainda não é o momento do IPad.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Moacyr Victor Minerbo
[10/02/2010 - 21:37]
(Âncora / Apresentador TV / Apresentador Rádio-ALLTV - IG - SP)
Se uma árvore deixou de ser derrubada já está sendo útil.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Moacyr Victor Minerbo
[05/02/2010 - 11:46]
(Âncora / Apresentador TV / Apresentador Rádio-ALLTV - IG - SP)
“O cavalo veio para ficar, mas o automóvel não passa de uma moda passageira.” - Presidente do Michigan Savings Bank recomendando, em 1903, a Horace Rackham (advogado de Henry Ford) que não investisse na Ford Motor Co.. Rackham ignorou o conselho, comprou 5.000 dólares de ações que vendeu, anos depois, por 12,5 milhões de dólares.
"Googleboys tentam mostrar que sabem o que desconhecem pinçando ´´regras´´ e ´´estatísticas´´ de sites nada confiáveis... acreditam que todas as faculdades são fábricas de diploma e todos os que se formaram em jornalismo são burros. Mas acham o máximo dar aulas em cursos de jornalismo de 15 reais." - Alfredo Teixeira Neto, Chefe de Reportagem da TV Globo -SP, ao defrontar profissionais especializados em web, dedicados à convergência de mídias que tanto assusta os antigos donos da formação de opinião pública da chamada TV "Aberta. Mal percebe que sua própria opinião sobre os acusados só é possível por também estar conectado na rede democrática, por enquanto.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Odir Cunha
[01/02/2010 - 17:48]
(Editor-FOURFOURTWO - SP)
Depois que se sabe que quando Thomaz Alva Edison inventou a lâmpada elétrica, muitos se perguntaram para que serviria aquilo, não é de se estranhar que ainda haja os que acreditam que passaremos o resto de nossos dias lendo notícias em papel. Se o Ipad não é a revolução final - e do jeito que a coisa evolui, nada é definitivo - certamente é o começo dela. Papel nunca mais!
|
|
|
| |
|
|
| |
 |
|
Ricardo Simões de Carvalho Jr.
[09/02/2010 - 16:49]
(Estudante)
Pessoal não leva em consideração as pessoas que não tem dinheiro pra comprar essas ferramentas...Vai ver é porque vivemos num país que só tem gente rica ou classe-média alta. Onde TODOS vão aderir a revolução da Apple. Os alunos das escolas públicas terão cada um o seu Ipad.
A rapazeada que não tem dinheiro pra comprar, não existe. Essa é a impressão que eu tenho quando os "googleboys" vem com essa de "revolução.
Revolução nada!!!
É ótimo esse avanço da tecnologia...mas se empolgar e ficar falando "Papel nunca mais"...acho que é um belo exagero. Estamos longe disso...não por falta de tecnologia...mas por falta de acesso à essas tecnologias.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
 |
|
Moacyr Victor Minerbo
[05/02/2010 - 11:50]
(Âncora / Apresentador TV / Apresentador Rádio-ALLTV - IG - SP)
Bacana! A propósito, parabéns pela FourFourTwo! Algum preconceito contra o ThreeFiveTwo? (risos).
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
| |
|
Odir Cunha
[01/02/2010 - 17:47]
(Editor-FOURFOURTWO - SP)
Depois que se sabe que quando Thomaz Alva Edison inventou a lâmpada elétrica, muitos se perguntaram para que serviria aquilo, não é de se estranhar que ainda haja os que acreditam que passaremos o resto de nossos dias lendo notícias em papel. Se o Ipad não é a revolução final - e do jeito que a coisa evolui, nada é definitivo - certamente é o começo dela. Papel nunca mais!
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Helio Soares
[01/02/2010 - 10:44]
(Freelancer)
Revolução não é de um dia para o outro, apesar da tecnologia andar a passos largos. As mudanças estão acontecendo rapidamente e, certamente, o iPad é mais um passo na direção do futuro. Qual será? Só teorias, so far.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Tatiane Lourenço Costa
[01/02/2010 - 10:31]
( Outros-Totvs - SP)
O Ipad com certeza não é um marco para a "revolução tecnológica", mas é uma ferramenta que possui um conceito de marketing importante para a comunicação.
Talvez o aparelho em si não possua tantos recursos tecnológicos, mas é uma alternativa para novas mídias... A partir do lançamento do Ipad, surgirão outros produtos realmente funcionais...
Pensando em tecnologia e inovação, o Ipad realmente não é "tudo isso"... mas, pensando em Marketing, a Apple está conseguindo o que ela queria... causar Impacto!!!
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Flávio Henrique Barros
[01/02/2010 - 10:22]
(Freelancer)
Cora Ronai está coma a razão! Só falta adicionar a exibição e controle holográfico no celular. Abriria uma tela holográfica, com teclado, que permitiria tudo!
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Jonas S. Marcondes
[01/02/2010 - 09:48]
E o que é iPad?
|
|
|
| |
|
|
| |
 |
|
Moacyr Victor Minerbo
[05/02/2010 - 12:36]
(Âncora / Apresentador TV / Apresentador Rádio-ALLTV - IG - SP)
"Eu podo"
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
| |
|
Sym Veiga
[31/01/2010 - 17:33]
O iPad pode não ser uma revolução, mas não deixa de ser um avanço nas mídias digitais. Se fosse reduzido de tamanho, poderia ganhar mais praticidade.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Silvia Ferreira
[31/01/2010 - 17:01]
(Profissional Contratado)
Revolução vai acontecer na mídia no dia em que ela for suficientemente esperta para não se deixar levar pelo marketing de expectativa, uma das principais habilidades do Jobs.
|
|
|
| |
|
|
| |
 |
|
Moacyr Victor Minerbo
[05/02/2010 - 11:48]
(Âncora / Apresentador TV / Apresentador Rádio-ALLTV - IG - SP)
Ponto de vista interessante!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
| |
|
Ricardo Abram Goldbach
[30/01/2010 - 21:21]
(Freelancer)
Um dia, quando a Apple lançar a versão 2, 3 ou X.0, talvez dê para pensar no produto.
No momento, pagar mais de 500 dolares por algo que não tem porta USB nem câmera, não é multitarefa, além de não rodar Flash nem Acrobat Reader, soa como uma prova de conceito, um caríssimo balão de ensaio em termos de custos envolvidos em projeto, fabricação, divulgação e distribuição.
E, como disse Tiago Cordeiro, PDF não será o melhor dos mundos quando o Acrobat estiver disponível; o usuário terá acesso a arquivos estáticos. Não dá para combater a dinâmica do online, há que aderir.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Rodrigo Seccon
[30/01/2010 - 13:20]
(Freelancer)
Se for pensar em portabilidade, 10 polegadas é muito. Mas as funcionalidades são excelentes.
A tela maior permite mais comodidade na navegação do usuário. Pelo celular é um tanto desconfortável, mesmo o iPhone.
Tem bastante mercado, mas acredito que o artifício da leitura de livros em pdf, no iPad, não vai ser a característica mais bem aproveitada pelos usuários. Em vez disso, aposto nos jogos, internet e agenda.
|
|
|
| |
|
|
| |
 |
|
Ricardo Abram Goldbach
[30/01/2010 - 23:01]
(Freelancer)
Permita-me um reparo. Teu texto deveria ser "aposto nos jogos, internet OU agenda" - esse iPod gigante não tem multitarefa; por mais incrível que pareça, para se abrir a agenda, é preciso parar de ouvir música, por exemplo.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
| |
|
Paulo Sérgio Aguiar
[30/01/2010 - 12:13]
Talvez o Google deva saber alguma coisa a respeito.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Jonas S. Marcondes
[30/01/2010 - 11:42]
O que é ipad?
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Douglas Rodolfo Nascimento
[30/01/2010 - 11:37]
(Freelancer)
A iPad chegou e irá fazer em pouco tempo uma revolução no segmento que se propoe a atuar.
Um celular de 4 polegadas não é prático para se ler um jornal ou para inserir pessoas que ainda estão fora da revolução digital, mas a iPad sim pode fazer isso.
Imagina quantos idosos que tem dificuldade de usar um celular moderno ou um netbook com a facilidade de um aparelho como esta iPad ?
Já vejo minh avó ou minha mãe usando um na cozinha com suas receitas, vejo pessoas com dificuldades físicas usando a tela multi touch e vejo os netbooks perderem mercado e principalmente o Kindle que é recente, parecer coisa dos anos 90.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Silvio Lousada
[30/01/2010 - 11:07]
(Diretor-Somatorium Comunicação Integrada - SP - São Vicente)
Vejo como mais um avanço tecnológico que vai facilitar a leitura de jornais, revistas ou livros pela sua portabilidade.
|
|
|
| |
|
|
| |
 |
|
Moacyr Victor Minerbo
[30/01/2010 - 12:43]
(Âncora / Apresentador TV / Apresentador Rádio-ALLTV - IG - SP)
Fico imaginando pegar um ônibus às 6h da tarde com esse trem, como dizem os mineirinhos amigos da família Neves e felizes da vida.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
| |
|
Nei Duclós
[30/01/2010 - 00:18]
(Freelancer)
É como discutir a divisão dos royalties futuros do pré-sal. Steve Jobs está aumentando o tamanho das telas. Daqui a pouco ele reinventa o Cinemascope.
|
|
|
| |
|
|
| |
| |
|
Sergio Fonseca
[29/01/2010 - 20:13]
Não há nada de revolucionário no iPad. No Brasil, tablets já utilizam wi-fi, bluetooth e 3G pelo menos desde 2008. Tenho um velho nokia N800 com uma ótima tela de 4 polegadas, com todos os recursos "revolucionários" do iPad, além de câmera para utilizar com o skipe, msn, google talk, etc e ser multitarefa.
Um tablet foi pensado para ser prático. Levo em qualquer bolso. Se a idéia é ter uma tela de 10 polegadas, melhor comprar um netbook com 4Mb de RAM e HD de 500Gb, por menos da metade do preço de iPad. Há tablets com telas de 5 polegadas e 500Gb de armazenamento.
A própria Apple deu explicações para a falta de uma câmera, para a falta da multitarefa, argumentando que a idéia é que o iPad forme uma legião de consumidores de informação, pois para trabalhar, utilizariam um Mac. Ora, se eu preciso sair por aí com um Mac e uma coisa quase do mesmo tamanho, que não faz tudo que um computador faz, melhor continuar só com um notebook, certo?
|
|
|
| |
|
|
| |
 |
|
Rafael Imolene Fontana
[31/01/2010 - 17:00]
(Freelancer)
Sérgio e Hélio, concordo plenamente. Em questão de meses o iPad será considerado obsoleto. Então a Apple o aposenta, depois de vender US$ bilhões, e lança um novo caça-níquel supostamente revolucionário.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
 |
|
Hélio Nunes Severo
[29/01/2010 - 22:24]
(Estudante)
Concordo Sérgio, A Apple está apenas lançando um novo produto impulsionada pelo sucesso do iPhone. Puro Marketing, marketing puro! É aquele lance: ''Se colar, colou!'' Vamos ver qual vai ser a recepção do iPad junto aos consumidores, claro, sem contar os Applemaníacos, que irão defender o iPad com unhas e dentes e achar uma revolucionária utilidade para o revolucionário tablet, enfim...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
| |
|
|
Adriana Santana da Silva
[29/01/2010 - 19:01]
(Diretor - Redação / Jornalismo-TV SBT - MA - TV DIFUSORA - PORTO FRANCO)
oi
|
|
|
| |
|
|
| |
 |
|
Moacyr Victor Minerbo
[05/02/2010 - 12:37]
(Âncora / Apresentador TV / Apresentador Rádio-ALLTV - IG - SP)
Eu tenho um canarinho e o nome dele é Ronei.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
 |
Voltar
|
|
|
|