DINO

Shoppings de João Pessoa não são afetados pela crise; Manaira Shopping, de Roberto Santiago, é um dos exemplos

  • por: DINO
  • data: 09/11/2016
O segmento de shoppings centers cresceu cerca de 6,5% em 2015, no Brasil. O faturamento do setor esteve na casa dos 150 bilhões, de acordo com o censo divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). Na Paraíba, o cenário não é diferente e, mesmo em meio à crise econômica que assola o país, os shoppings têm muito o que comemorar. Um dos maiores exemplos é o Manaira Shopping, do empresário Roberto Santiago, que ano após ano, não para de se desenvolver.

O levantamento realizado pela Abrasce, em parceria com o Grupo de Estudos Urbanos (GEU), é definitivamente uma grande notícia para o setor, que assim passa a ter mais potencial de desenvolvimento e inovação, o que reflete no bom atendimento prestado ao público. O censo ainda apontou que o Brasil conta hoje com 538 centros de compras e que outros 30 estão em processo final de construção, o que evidencia a força do setor.

Outros números divulgados pelo estudo e que atestam a força dos shoppings centers, mesmo em tempos de crise, foram os seguintes: atualmente, o setor emprega mais de 1 milhão de pessoas em todo o Brasil; em 2015, quase 54 mil vagas de trabalho em shoppings foram devidamente preenchidas.

O impacto do Nordeste

O Nordeste é a segunda região brasileira que mais realiza vendas em shoppings centers, ficando atrás apenas da região Sudeste. O estado da Paraíba, fomentado principalmente pelo moderno Manaira, do empresário Roberto Santiago, comemora a força do setor, se reinventando e impactando cada vez no crescimento e no desenvolvimento da área de centro de vendas, lazer e passeio.

O Manaira Shopping, um dos cinco centros comerciais da Paraíba, é o que tem a maior área bruta locável, com 75 mil metros quadrados. De acordo com Rafaella Barros, gerente de marketing do local, os shoppings precisam se reinventar para estarem sempre em alta. Ela ainda reforça que o Manaira atualmente se mostra como um espaço multiuso, dispondo de faculdade, casa de shows e academia, fruto do trabalho e da visão empreendedora de Roberto Santiago.

Números evidenciam a confiança dos empresários

Os números positivos geram tranquilidade, sobretudo, aos gestores de lojas comerciais, em shoppings da Paraíba. De acordo com um estudo publicado recentemente que mediu a Confiança dos Empresários de Shopping Centers, cerca de 40% dos empresários esperam confiantemente que o setor registrará um crescimento de cerca de 5% em 2016, mesmo com a continuidade da crise econômica. Mais de 60% dos gestores de centros comerciais acredita que a crise não impactará em seus negócios.

Outro dado positivo diz respeito a Intenção de Consumo das Famílias, que vive a terceira alta consecutiva em relação ao dinheiro gasto em shoppings centers, como o Manaira Shopping, de Roberto Santiago, centro comercial que registrou um movimento de quase 2 milhões de pessoas em 2015.

Rafaella Barros, gerente do Manaira Shopping, diz que a alta reflete a estabilidade do setor, e que o shopping só tende a crescer nos próximos anos, contribuindo de maneira expressiva no processo de desenvolvimento do segmento.


logo comunique-se

Copyright © 2016 Comunique-se

Comunique-se S/A - CNPJ: 04.558.476/0001-01 - Rua da Ajuda, n° 35 - 30° andar - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.040-915
Telefone: (21) 2524-6007

imgCaptha