O aumento do uso de diferentes dispositivos e redes sociais aponta para uma tendência crescente: comunicações omnichannel. Será que sua empresa está preparada para atingir clientes em uma comunicação omnichannel?
Hoje em dia, as empresas são obrigadas a estarem presentes em todas as plataformas digitais, mídias sociais, aplicativos móveis, e-mails e sites para manter e criar um relacionamento com seus clientes e ainda deixá-los satisfeitos e conectados com suas marcas.
A tecnologia está em constante desenvolvimento, e com ela o mundo da comunicação também está avançando. A Grand View Research estima que, até 2030, o mercado global de comunicação em Omnichannel será estimado em US$17,92 bilhões.
As empresas devem estar preparadas para esta nova tendência. Ela será responsável por transformar completamente como as empresas se comunicam com seus clientes.
O que é Comunicação Omnichannel?
Comunicação Omnichannel significa usar vários canais de comunicação para fornecer uma experiência única e consistente para os clientes.
Esta abordagem permite que uma empresa combine vários canais. Estes canais incluem sites, mídias sociais, e-mails, aplicativos móveis, telefone e chatbots. Todos conectados para criar uma experiência de comunicação perfeitamente sincronizada.
Comunicações Omnichannel permitem que as empresas criem uma experiência de comunicação que é relevante, consistente e intuitiva para os clientes, buscando um bom relacionamento.
Além disso, por utilizar múltiplos canais para se comunicar com os potenciais clientes, mesclando e adequando de forma estratégica as características de cada plataforma, esse tipo de comunicação reforça o posicionamento e a presença da marca.
Vantagens das Comunicações Omnichannel
Existem inúmeras vantagens em usar a abordagem Omnichannel para comunicação. Estas vantagens incluem:
- Experiência mais personalizada: as comunicações Omnichannel permitem aos clientes obter informações relevantes e adequadas às suas necessidades a qualquer momento.
- Maior satisfação do cliente: as comunicações Omnichannel proporcionam uma experiência mais consistente e satisfatória para os clientes. Isso ocorre, pois, o cliente escolhe em qual plataforma prefere se comunicar com a marca. Desta forma, ele terá preferencia por canais que sejam fáceis de utilizar, úteis para se obter uma resposta rápida ou com design intuitivo para ele.
- Maior alcance e presença de marca: comunicações Omnichannel permitem que os clientes tenham acesso a informações sobre a empresa em vários canais. Isso reforça a presença da marca que, agora, está em múltiplas plataformas, entregando conteúdo criativo.
Como implementar Comunicações Omnichannel
Implementar Comunicações Omnichannel em sua empresa pode ser uma tarefa complicada e exige adaptação. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:
- Gerenciamento de Dados: Ter um bom gerenciamento de dados é importante para implementar comunicações Omnichannel. Portanto, você precisará criar e manter uma base de dados centralizada com todas as informações relevantes sobre seus clientes. Essas informações vão te auxiliar a entender o que seus clientes mais querem ver, quais são suas dores, dúvidas e desejos. Te ajudando na criação de conteúdo de valor.
- Integração de Canais: Você precisará integrar todos os canais de comunicação a fim de fornecer uma experiência de comunicação única e consistente aos seus clientes. Lembre-se de manter a identidade visual em todos os canais: logo, paleta de cores, linguagem, tom de voz, etc. Esses fatores vão ajudar seu cliente a identificar as características da sua empresa e entender como ela funciona.
- Treinamento de Equipe: A sua equipe precisa ser capacitada e treinada para entender o que é Comunicação Omnichannel e como implementá-lo com sucesso. Com ela você deve definir em quais canais estar, como atuar, qual frequência e formatos entregar. Feito o planejamento de forma cuidadosa, sua equipe estará capacitada para executar.
Conclusão
Implementar Comunicação Omnichannel traz vantagens para as empresas que querem se comunicar com seus consumidores cada vez mais conectados em múltiplas plataformas.
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