Como fazer um site de sucesso para o seu escritório de contabilidade

Antes de tudo, se o seu escritório de contabilidade ainda não possui um site, pare tudo que esteja fazendo e comece agora mesmo a planejar o desenvolvimento de um. Para você ter uma ideia do que estamos falando, não ter um site hoje significa que você está deixando de alcançar cerca de 3,6 bilhões de internautas, o que corresponde a 47% da população mundial, que é de 7,6 bilhões.
Só no Brasil hoje, são cerca de 120 milhões de brasileiros conectados, somos o 4º país em números de usuários de internet. Ficamos somente atrás dos Estados Unidos que possuem 242 milhões, Índia com 333 milhões e a China com 705 milhões de usuários. Agora imagine, quantas oportunidade de negócio você está perdendo simplesmente por não ter um site?
Além do fato de estar acessível a milhões de pessoas, ter um site é essencial por diversos outros motivos, como por exemplo:
- Sua contabilidade estará online 24 horas por dia.
- Fortalecimento da marca do seu escritório.
- Comunicação mais assertiva através de campanhas de marketing digital.
- Distribuição de informação e conteúdo relevante através de marketing de conteúdo.
E diversas outras vantagens que ajudará seu negócio crescer.
Recentemente a Boston Consulting Group (BCG) realizou uma pesquisa e obteve como resultado que entre 60% a 70% dos consumidores pesquisam em sites, redes sociais e buscadores como o Google, antes de comprar algo.
Ok, você identificou a necessidade de ter um site, sabe a importância dele, e agora por onde começar? Bom, vamos te ajudar.
Listamos algumas dicas essenciais que você precisa saber para ter um site bem posicionado nos buscadores, além de boas práticas que farão você conquistar mais clientes.
- Defina um título chamativo, que seja sucinto e defina bem o formato que sua contabilidade trabalha.
- A descrição da página é importante, pois ela será vista antes mesmo do usuário decidir por clicar em seu site. Escreva algo atrativo para clicarem no seu link.
- Escolha as palavras-chaves para trabalhar sua estratégia de SEO quando gerar conteúdo, e as utilize em pontos estratégicos do texto. É por meio delas que você conseguirá ranquear bem seu site no Google.
- Estabeleça uma URL relacionada ao conteúdo da sua página. Ter a palavra-chave presente no domínio ou subdomínio é extremamente vantajoso.
- Faça uso de links internos e externos para sua página. Esses são vistos pelos algoritmos dos motores de busca como uma forma de medir autoridade da sua página.
Atualmente, existem softwares que facilitam este processo, com análise automática de fatores como: distribuição da palavra-chave ao longo do texto, o tamanho das frases, os subtítulos, entre outros.
Segundo o site Hubspot, 66% dos profissionais de marketing dizem estar melhorando o SEO e crescendo sua presença orgânica em suas prioridades de inbound marketing. Contudo, de nada adianta colocar em prática tais dicas se você não oferecer um bom conteúdo e uma experiência enriquecedora a seu potencial cliente.
Site
Um site é composto por diversos elementos, e aqui vamos compartilhar alguns itens básicos que vão te ajudar a ter uma ideia do que será necessário para colocar seu site no ar.
Domínio
Antes de tudo, você precisa ter um domínio, que nada mais é o endereço que as pessoas irão acessar para ver o conteúdo do seu site, exemplo: www.minhacontabilidade.com.br. Os domínios possuem extensão de acordo com o seu país, ou seja, sites brasileiros possuem o final .br como identificação, sites portugueses possuem o final .pt, e assim por diante.
Além de definir a extensão, é importante manter seu site seguro, e é através da compra de um certificado SSL que você consegue isso.
Hospedagem
Após efetuar a compra de um domínio você irá precisar de uma hospedagem para apontar seu domínio e subir os arquivos do site e colocá-lo online.
Isso pode ser feito de várias maneiras: Alugando um servidor em uma empresa de hospedagem. Hospedando no servidor da empresa que irá desenvolver seu site. Ou criando um servidor interno para manter o site no ar (o que não é tão interessante, devido ao alto investimento).
Tendo tudo definido, entramos agora na parte de criação do site. O mais indicado é terceirizar esse trabalho. Porquê? Uma empresa que é especialista em criação e
administração de sites já possuem uma equipe de designers, programadores e marketing digital.
Sem esses 3 especialistas o site provavelmente não irá desempenhar o quanto deveria. Para entender melhor, saiba quais são as funções e importância de cada um.
Design
Será responsável pela criação do layout. Elaboração dos banners. Desenvolvimento das artes para a produção de conteúdo do marketing. Responsável pelo estudo de usabilidade do cliente, e adaptar o layout para performance de acesso. Dentre diversas outras funções.
Programador
O programador será o responsável em transformar todo o layout criado pelo design em um site de verdade. É ele quem irá integrar o site com: CRM, redes sociais, Google Analytics, irá hospedar em um servidor, ou seja, ele é quem faz o site ficar no ar.
Marketing digital
Por último um especialista em marketing digital, é o responsável que junto com o programador irão aplicar as melhores práticas de SEO. Ou seja, ele é o responsável em otimizar o site para deixá-lo nas primeiras posições do Google. Mais a frente falaremos com mais detalhes sobre SEO.
Desenvolvendo o seu website
Para colocar um site no ar hoje em dia não necessita de muito esforço, além de conhecer os itens básicos que dão forma a um site, você vai precisar de uma plataforma que torne o projeto real e deixe-o online.
Conforme comentamos no início, terceirizar o desenvolvimento de um site é o ideal, afinal você não precisará se preocupar com a infraestrutura, prazos, e demais problemas no decorrer do projeto.
Para te ajudar, apresentamos uma ferramenta acessível que além de entregar um site completo, disponibiliza diversos outros complementos para impulsionar a sua contabilidade.
Conheça o Workr, uma ferramenta completa para criação de website. Especifica para comunicação corporativa, essa ferramenta conta com complementos para além da criação de um site institucional, também possui: Mailing de jornalistas (o maior e mais completo), Clipping automático (10 mil fontes online), ferramenta para e-mail marketing (80 servidores dedicados ao envio de emails), dentre várias outras funções.
Isso somado a sua equipe de marketing, conseguirão alavancar mais rápido a visibilidade da sua contabilidade pela internet.
SEO
SEO em inglês, Search Engine Optimization, também conhecido como otimização de sites, é uma das estratégias para aumentar os acessos do seu site usando um conjunto de técnicas que permitem que o site tenha um melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.
Abaixo, vamos listar algumas das cerca de 200 regras definidas pelo Google para posicionamento do seu site nos buscadores.
Palavra-chave
As palavras-chaves, ou inglês keywords, são palavras ou termos usados para fazer uma determinada pesquisa. Exemplo: Quero realizar uma pesquisa sobre um determinado assunto, utilizo as palavras que possuem relação com o conteúdo que eu quero que o buscador me apresente.
Como funciona?
Os buscadores possuem um algoritmo por trás, uma lógica que analisa o termo de pesquisa com os conteúdos publicados na internet, o resultado será apresentado com o conteúdo mais relevante. Porém, não é só isso, existem outras 200 regras de SEO pré-definidas que fazem com que o conteúdo seja posicionado nas primeiras posições. A palavra-chave é uma delas.
Para exemplificar isso, abaixo fizemos uma pesquisa sobre “Comunique-se”, queremos ver tudo relacionado a essa palavra. Poderia ser qualquer outra coisa, como: Empresa
Comunique-se, Portal Comunique-se, etc.

No resultado, veja que a empresa Comunique-se está na primeira posição. O Google entende que esse link é o mais relevante de acordo com o termo que buscamos. Se incluirmos outra palavra no final, o resultado muda totalmente, isso porque existe outro conteúdo mais relevante e que atende mais ao que estamos buscando agora do que o da primeira pesquisa. Exemplo:

Claro, não é só a palavra chave que vai determinar isso, como mencionei existem outros 200 fatores de avaliação que faz com que a análise seja assertiva.
Títulos
Os títulos são outra parte importantíssima dentro dos websites, eles são basicamente a primeira leitura do conteúdo, e é nessa primeira análise que os buscadores vão te definir como um conteúdo realmente relevante para o termo que o usuário está buscando, ou não.
O ideal é que você una as duas coisas, ou seja, insira a palavra-chave no título, e de preferência no início, quanto mais a esquerda estiver, melhor. Isso vale para todo tipo de texto incluso no site.
Exemplo de título para um blog post no seu site de contabilidade. Comecei a trabalhar em uma contabilidade e preciso aprender sobre o que é e a como emitir a DARF. Acessei o Google e usei o termo de pesquisa: O que é e como emitir a darf?
A – DARF: O QUE É E COMO EMITIR?
ou
B – O QUE É E COMO EMITIR A DARF?
Veja que os dois títulos falam sobre o mesmo assunto, porém se o método de avaliação dos buscadores fossem somente os títulos, o primeiro (A) seria mais bem posicionado do que o segundo. Isso porque estamos obedecendo duas regras, uma é ter a palavra-chave no título, e a segunda porque mantemos a palavra-chave o mais à esquerda possível. E o segundo somente incluiu a palavra-chave.
Mas como os métodos de avaliação são pouco mais de 200, não só o título impactaria no ranqueamento do post. É preciso realizar um trabalho ainda melhor, e deixar o mais dentro dos padrões possível para que seu site seja destacado.
Descrição
As descrições de páginas servem para que o usuário tenha uma pré-visualização do que cada página se refere. Ter uma boa descrição faz com que os usuários mais engajados cliquem no seu site, faz você ser mais assertivo no seu público.
Caso contrário, você pode ser penalizado pelos buscadores, exemplo: Sua página inicial tem 2.000 visualizações por mês, porém 1.500 dos acessos esperavam encontrar um assunto X ao acessar mas, após acessarem viram que a página se tratava de um assunto Y, isso fez com que os usuários saíssem da página sem ao menos interagir com o site, isso faz com que a taxa de rejeição cresça e o Google entenda que o nosso conteúdo não é relevante, o que nós percamos posições para conteúdos mais relevantes.

URL amigáveis
Outro ponto importante é em relação às urls, quanto menor e mais relacionada com o assunto da página, melhor. Além de ser facilmente indexado pelo Google. Exemplo:
A – www.contabilidade.com.br/blog/como-declarar-seu-ir
B – www.contabilidade.com.br/blog.php?id=2
Observando os 2 exemplos, em quais dos link você consegue definir ao que se refere o conteúdo do post? Claramente o A. Consequentemente, o Google irá lê-lo melhor e vai apresentar como mais relevante nas pesquisas.
Quando formos pesquisar sobre como fazer a declaração do imposto de renda, usaremos palavras-chave, além do título que será usado como referência para classificar o conteúdo, a url também é um dos fatores determinantes. Por isso é importante mantê-las customizáveis e bem definidas.
Velocidade do site
O tempo de carregamento de uma página faz parte dos mais de 200 fatores de rankeamento do Google. Isso significa que o tempo que seu site leva para carregar em relação aos de seus concorrentes é um dos pontos influenciadores do posicionamento orgânico dos sites na página de resultados.
Além de ser um dos fatores de rankeamento orgânico do Google, a velocidade do site também influencia na experiência dos usuários e nos seus resultados.
UX
Os designers de UX — User Experience (Experiência do Usuário) são os responsável por projetar experiências de uso encantadoras para fidelizar e conquistar clientes. Eles são os responsáveis por estudar o comportamento humano e o serviço oferecido para encontrar meios de melhorar a satisfação e a lealdade dos clientes.
Redes sociais
As redes sociais são, basicamente, redes de relacionamento. Originalmente, elas conectam pessoas com pessoas, mas as marcas ganharam espaço quando notaram que seu público estavam quase que 100% conectados.
Isso fez com que as marcas se tornassem mais “humanas”, tratando de pessoas para pessoas, e não de CPNJ para pessoas. Todo conteúdo produzido para as redes sociais precisam ser para fortalecimento da marca com o seu público.
Ter os ícones das redes, botões de compartilhamentos, curtidas, se tornou essencial para qualquer tipo de site. Hoje, você precisa fazer com que a informação seja compartilhada de forma rápida e prática.
Resumimos um pouco sobre tudo que contempla um site e que vai te ajudar no momento que for desenvolver o do seu escritório, ou mesmo reformula-lo.
Agora você sabe sobre a importância de ter um site, e a estrutura que ele precisa para se destacar dos concorrentes.
Você faz um ótimo ponto. Obrigado por uma leitura informativa!