O Workr é a plataforma de comunicação corporativa desenvolvida originalmente pelo Comunique-se. Seu principal diferencial é a integração de inúmeras ferramentas – que são essenciais para o trabalho dos profissionais da área – em um único ambiente. Entre as funcionalidades está o serviço de mailing imprensa.
Para ampliar o relacionamento com jornalistas e manter uma boa proximidade, é necessário ter acesso aos contatos dos profissionais. Como a rotatividade na imprensa é grande, manter uma lista atualizada manualmente apenas com networking não é tarefa fácil.
Para ampliar a visibilidade na mídia é imprescindível contar com uma ferramenta de mailing imprensa atualizada na estratégia de comunicação. Isso serve para qualquer empresa que visa manter uma relação próxima com jornalistas de redação.
Assim, na hora de distribuir os releases, o profissional de comunicação corporativa consegue escolher o jornalista ideal para cada pauta trabalhada. Segmentando os contatos por editorias, regiões e até mesmo tipo de veículos. A fim de encaminhar os materiais produzidos de forma assertiva e personalizada.
Levando em consideração a segmentação minuciosa, veja o passo a passo para construir uma segmentação efetiva na ferramenta de mailing imprensa do Comunique-se, o Workr:
Passo a passo para segmentar o mailing imprensa no Workr
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Localização
Após produzir o release e acessar a plataforma Workr, o primeiro passo na segmentação do mailing imprensa é a localização. Neste canal, você vai selecionar a região dos jornalistas. Levando em consideração os locais com maior impacto para a pauta produzida. É possível segmentar regiões completas, como todas as capitais brasileiras ou até mesmo todos os estados da região Nordeste, por exemplo. Além disso, você pode selecionar apenas cidades do seu interesse, desde as grandes metrópoles até as regiões do interior de cada estado.
Não há limite de seleções. portanto, pode-se incluir todas as localizações que fazem sentido para cada release. A ideia, nesse caso, é justamente afunilar o máximo possível os contatos. A fim de garantir uma segmentação completa de forma que aumente os resultados, desde as taxas de abertura dos e-mails até as publicações finais na mídia.
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Tipos de veículos
Após selecionar a regiões geográficas, a segunda etapa da segmentação dos jornalistas é a escolha pelo tipos de veículos. Vale reforçar a importância de entender o comportamento do público-alvo de cada release. Assim, o impacto com cada publicação será maior e mais relevante para o negócio. Considere os veículos mais adequados para sua pauta.
Se o público consome conteúdos relacionados apenas à internet e televisão, limite-se a essas opções. Não adianta selecionar todas as opções, pois a quantidade de contatos não é reflexo do resultado com a ação. De acordo com uma pesquisa do Comunique-se, utilizando inclusive a ferramenta Workr como fonte, quanto mais segmentado o mailing list, maior é taxa de abertura dos e-mails enviados.
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Editorias
Agora é a vez de selecionar as editorias e subeditorias. Nessa etapa, é fundamental considerar os tipos de assuntos que cada jornalista cobre. Apesar de ser banal, é válido reforçar a necessidade de selecionar as editorias relacionadas ao tema da sua pauta.
Se o tema do release, por exemplo, aborda questões relacionadas ao agro, é fundamental que você escolha essa editoria como opção. Assim, você envia seu material para os jornalistas que cobrem esse assunto. Isso evita que você “queime” seus contatos, enviando pautas sobre um assunto para profissionais que cobrem outro tipo de assunto.
Evite que o profissional de imprensa perca tempo com e-mails com assuntos sem relação alguma a sua especialidade. Esse é um dos principais motivos para o excesso de releases enviados às redações.
Além de escolher a editoria certa, atente-se para a subeditoria de cada assunto. Por exemplo, seu release é sobre agro, mas o enfoque da pauta é agricultura e não agropecuária. Nesse caso, selecione apenas uma das subeditorias relacionadas a editoria de agro. Com isso, o mailing vai ficando cada vez mais direcionado e assertivo.
Em caso de dúvidas na hora de selecionar, basta passar o cursor do mouse por cima para conhecer os assuntos abordados por cada uma das editorias.
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Cargos
A última etapa de segmentação do mailing imprensa é o cargo. O Workr já traz um alerta interessante: escolher os cargos que geralmente recebem releases diariamente. Afinal, não nenhum motivo de enviar uma sugestão de pauta para o vice-presidente do veículo de comunicação.
Mantenha o envio centralizado em cargos que cobrem essa função nos jornais. Assim, os demais profissionais você pode focar na questão do networking e afins. Além de evitar um possível desgaste, sem dúvidas o seu resultado será maior selecionando os cargos ideais.
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Opções adicionais
Essas opções servem para acrescentar a segmentação. Você pode optar por uma divulgação voltada apenas a profissionais da grande imprensa ou restringir a busca por jornalistas que tenha e-mail. Tudo isso vai depender e variar de acordo com a estratégia de comunicação adota para cada seleção de contatos.
Resultado da segmentação 
Após completar todos os passos da segmentação do mailing imprensa a plataforma gera um relatório completo sobre o resultado. Desde a quantidade de profissionais na segmentação até gráficos com dados sobre cada um dos passos anteriores.Assim, você consegue acompanhar a fundo o perfil da sua base gerada.
Conclusão
A melhor estratégia para aumentar os resultados com o mailing imprensa é optar por uma segmentação restrita e completamente direcionada de acordo com o conteúdo produzido. Isso vai afetar diretamente a taxa de abertura de e-mails e, principalmente, o objetivo final: a publicação do release na mídia.
Portanto, evite trabalhar com segmentações genéricas e sem sinergia com o material elaborado. Nessa hora, menos é mais. Ou seja, um mailing volumoso pode não trazer o impacto que você espera. Justamente por atingir o perfil errado de jornalistas.
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