A nova plataforma do Comunique-se, projetada para multipúblicos, contribui diretamente para maximizar os resultados das assessorias de imprensa
O Comunique-se 360 é a nova plataforma de comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. Com alta tecnologia e uma abordagem para multipúblicos, a solução se propõe a conectar marcas aos seus stakeholders. O software pode ser utilizado por inúmeros setores no mercado, assim como o segmento de assessoria de imprensa.
Como sabemos, o principal papel de uma assessoria de imprensa é fortalecer ou construir a imagem e reputação do cliente à frente dos veículos de comunicação. Para conquistar tal feito é necessário estabelecer uma ponte entre jornalistas de redação e assessorados. A relação entre as partes costuma se iniciar por meio do envio de sugestões de pautas.
Relacionamento com a imprensa
É claro que ampliar o relacionamento com a imprensa vai muito além de simplesmente enviar releases. Para gerar mídia espontânea é indispensável, por exemplo, construir uma proximidade por meio de networking, eventos e até mesmo um convite para um café.
Na prática, significa dizer que tal processo de construção da imagem de um cliente na mídia, requer um trabalho estratégico que exige tempo e conhecimento. Não é algo que surge do dia para a noite, num piscar de olhos. É preciso percorrer pelo caminho correto.
Assessoria de imprensa e tecnologia
Para garantir resultado expressivos e impulsionar clientes na mídia, é comum que as assessorias de imprensa possuam algumas ferramentas. Os softwares não substitui a inteligência por trás de quem o utiliza. Pelo contrário, maximizam a qualidade das ações.
As plataformas são grandes aliadas e contribuem diretamente com a otimização do tempo e o aumento da produtividade. Afinal, alguns processos exigem muito tempo. Ou seja, torna-se inviável alocar tanto esforço para algumas tarefas, ainda mais quando pensamos em assessorias de imprensa que em geral possuem mais de um cliente, por exemplo.
Comunique-se 360
Veja, abaixo, como uma assessoria de imprensa pode escalar a comunicação de seus clientes por meio do Comunique-se 360:
O poder da imprensa em suas mãos
Conforme mencionamos acima, uma das formas mais poderosas para gerar mídia espontânea é por meio do relacionamento com jornalistas de redação. Em assessoria, ter em mãos um mailing list com dados de profissionais pode ser um grande diferencial. Afinal, ter os contatos ideais para cada tipo de pauta impacta diretamente no resultado final.
Se determinada assessoria de imprensa atende apenas uma região do país, torna-se indispensável que tal agência tenha acesso aos contatos de jornalistas daquela área. Logo, profissionais de redação que não pertencem àquele lugar, não se fazem necessários para esse cenário.
Segmentação
O mesmo cenário se aplica para assessorias que são especializadas em editorias específicas, por exemplo. Se as sugestões de pautas se encaixam apenas em assuntos relacionados à cultura e economia, não há o porquê de ter em mãos jornalistas que cobrem temas ligados ao esporte e política, por exemplo.
Afinal, para emplacar os releases na mídia é preciso encaminhar as pautas para o perfil ideal de jornalistas — que tenha sinergia com o tema do material informativo. Não adianta encher a caixa de e-mail dos profissionais de imprensa com release que foge do seu campo de atuação. Tal atitude não gera nenhum impacto positivo. Pelo contrário. Prejudica a imagem do assessor de imprensa diante dos colegas do outro lado do balcão.
Encontre o jornalista certo
Com a ideia de que em mailing imprensa menos é mais, o Comunique-se 360 entrega um amplo filtro de busca. A fim de garantir que você tenha acesso justamente aos jornalistas que se interessam pelos conteúdos que você produz para seus assessorados.
Busque os profissionais de imprensa em uma lista com mais de 60 mil contatos por segmentações que englobam o tipo de veículo, a região, as editorias e cargos:
Mailing vip
Outro grande segredo de profissionais de assessoria de imprensa é obter em mãos contatos que são peças-chave para algumas divulgações. E muitas vezes, tais contatos são extremamente pessoais — conquistados na ‘unha’ por meio de networking e tempo de atuação na área. Vale registrar que, às vezes, poucos assessores têm acesso a tais contatos o que pode significar uma vantagem com relação aos pares de mercado.
Popularmente, a lista de contatos mais ‘íntimos’ é chamada de mailing vip. Muitas vezes são dados de alguns jornalistas de redação que nenhum fornecedor possui, como o telefone direto de um profissional, por exemplo. Agora, com a tecnologia de multipúblicos, há como importar sua lista vip e manter o histórico de relacionamento com tais usuários.
Fazer upload de uma lista para a plataforma é totalmente seguro. Os dados são sigilosos e somente você terá acesso. Afinal, sabemos a importância e o tempo que se leva para conquistar uma boa proximidade com os jornalistas de redação.
Comunique-se 360
Existe uma forma melhor de impulsionar sua comunicação
Régua de relacionamento
Relacionamento é a base. Neste mercado, dispensa comentários. Sempre enfatizamos a necessidade de ir além de uma troca fria de sugestões de pauta por e-mail e follow up por telefone. É necessário construir uma relação de fato. Uma forma de otimizar tal processo, é por meio da régua de relacionamento.
Agora, armazenamos todo o seu histórico com cada jornalista. É possível ver quantas ações você estabeleceu com determinado profissional de imprensa. Acesso aos releases e aberturas de e-mail que o contato interagiu, a quantidade de cliques, as reuniões marcadas, a quantidade de contatos estabelecidos e, ainda, é possível encontrar jornalistas que mais interagem e se interessam por seus contatos.
Clipping online e offline
Na era da informação, ser o primeiro a ter acesso às notícias é fundamental para tomadas de decisão. Monitorar as matérias que veiculam é primordial para mensurar os resultados alcançados por meio do trabalho de assessoria de imprensa e, ainda, atuar para prevenir ou gerenciar crises que podem afetar a imagem e reputação de um cliente na mídia.
Na prática, torna-se necessário ficar por dentro de tudo que sai nos veículos de comunicação sobre os assessorados, a fim de apresentar um relatório e, claro, mensurar os resultados alcançados com valoração, por exemplo.
Quando um jornalista publica uma matéria que surgiu por meio de um release, não é tão comum que o profissional da imprensa envie um feedback notificando a publicação. Às vezes acontece. Por isso que o trabalho de clipping é fundamental. É uma forma de colher os resultados obtidos.
Rádio, TV, Internet e Impresso
Monitorar notícias na internet, geralmente, costuma ser mais fácil. Afinal, há como procurar nos buscadores por meio de palavras-chave e até mesmo cadastrar alguns alertas customizáveis por meio do próprio Google. Por outro lado, a mídia offline tende a apresentar algumas barreiras para fazer a ‘clipagem’.
Sintonizar nas rádios, acompanhar a grade de programação da televisão e consumir todos os conteúdos impressos é quase humanamente impossível. Seria necessário alocar uma equipe imensa para ficar dedicada apenas ao clipping manual.
Com o Comunique-se 360 você tem acesso ao clipping automático para capturar todas as matérias e reportagem em rádio, televisão, impresso e também na internet. Basta cadastrar as expressões que devem ser monitoradas.
Alertas e relatórios
Para receber uma notificação sempre que uma matéria for publicada, basta cadastrar o alerta para receber pop-ups. Os relatórios geram automaticamente e, com poucos cliques, já podem ser enviados por e-mail para o cliente, por exemplo. É possível configurar e customizar os relatórios automáticos com a identidade visual de sua assessoria de imprensa.
Construtor de releases
Para garantir que os e-mails com os releases sejam enviados e entregues aos jornalistas de interesse, é primordial contar com um bom sistema de envios. Afinal, por mais que se tenha uma lista bem segmentada encaminhar manualmente na mão, leva certo também.
No Comunique-se 360, a tecnologia de ‘Drag-and-drop’ permite que você modele os e-mails com suas próprias mãos para construir templates criativos e enviar suas sugestões de pautas. Basta arrastar e soltar elementos desejados para criar um e-mail, sem depender de ninguém e tampouco entender a fundo sobre linguagem HTML, por exemplo
Relatórios
Mensurar os resultados dos envios é primordial para melhorar a performance a cada ação. Por isso, é válido sempre acompanhar os relatórios automáticos que são gerados pela ferramenta. Taxa de abertura, taxa de clique, taxa média de abertura do público, entre outros.
Com acesso à tais informações, pode-se aplicar o follow up de forma detalhada. Por exemplo, entrar em contato com determinado jornalista que abriu seu e-mail várias vezes, mas não retornou o e-mail dizendo se vai ou não aproveitar aquela pauta. São informações que contribuem imensamente na hora de vender o release.
Curadoria de Conteúdo
O Comunique-se, agora, tem uma equipe de profissionais que prestam serviço de curadoria de conteúdo para clientes. Um processo que potencializa as estratégias de marketing de modo prático e mais eficiente.
Mesmo utilizando variados softwares para identificar e auxiliar no processo de curadoria, ainda assim, nenhum programa consegue ter a percepção e sensibilidade humana para analisar, de forma assertiva, determinado assunto ou situação.
Como funciona a curadoria de conteúdo?
Por meio de um time especializado, é possível categorizar as notícias (análise de sentimento manual), eliminar os conteúdos irrelevantes, e, ainda, receber relatórios com análises qualitativas, centimetragem e minutagem das matérias.
Além de “filtrar” o conteúdo captado, é possível investir em comunicação da maneira correta e transformar seu planejamento em números e estatísticas. Portanto, ao optar pela curadoria de conteúdo, é mais fácil mensurar resultados e garantir conteúdos de qualidade, filtrados conforme o que é mais relevante, considerando a profundidade do assunto e o perfil do público leitor.
Concluindo…
Ampliar o relacionamento com jornalistas de redação é importante para gerar visibilidade na mídia e conquistar publicações espontâneas. Para assessores de imprensa, algumas ferramentas são primordiais para impulsionar os resultados.
E o Comunique-se 360 foi desenvolvido justamente pensando em profissionais que assessoram clientes e lidar diariamente com inúmeras atividades. Desde encontrar jornalistas, produzir releases, fazer follow up, monitorar notícias, gerar relatórios e apresentar resultados aos clientes.
Reunimos em um lugar tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação 360 de seus clientes e conectá-los aos públicos de interesses.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 31 de Julho de 2020 e vem sendo, desde então, atualizado e enriquecido com frequência.