Influenciadores digitais para hotelaria funciona?
Primeiramente vamos entender quem sĂŁo os influenciadores digitais. De acordo com o blog do Influency.me âInfluenciador digital Ă© um indivĂduo que exerce impacto acima da mĂ©dia num segmento, seja ele grande, pequeno ou mesmo um nicho.
Ă capaz de formar um pĂșblico fiel e engajado, exercendo influĂȘncia sobre suas opiniĂ”es e atitudes. Em Ășltima anĂĄlise, influencia a tomada de decisĂŁo de compra das pessoas que o seguem. Os influenciadores digitais sĂŁo tambĂ©m chamados de creators pela alta capacidade de produção de conteĂșdo relevante para seu pĂșblicoâ
Como possuem um pĂșblico nichado, pode ser uma oportunidade para passar a mensagem diretamente a seu futuro hĂłspede, ajudando a atrair mais clientes para o seu negĂłcios por meio da comunicação dos creators nas redes sociais.
Qual a classificação dos  influenciadores digitais?
Entre os influenciadores, existem os produtores de conteĂșdo online, como youtubers, instagramers e blogueiros, mas a classificação tambĂ©m incorpora outros tipos:
Nativos digitais: sĂŁo famosos que formaram seus pĂșblicos nas prĂłprias plataformas digitais e redes sociais â como blog, YouTube, Instagram, Facebook, podcast etc. Alguns exemplos: Gabriela Pugliesi, Whindersson Nunes, PewDiePie e Hugo Gloss.
Celebridades: ficaram famosos em mĂdias tradicionais â como TV, cinema, rĂĄdio â e aproveitaram a popularidade para criar pĂșblico nas redes sociais. Casos de Luciano Huck, Anita e Neymar.
Jornalistas: o mecanismo Ă© similar ao das celebridades, pois usaram a reputação e o renome adquiridos em outras mĂdias para construir seu prĂłprio pĂșblico â como aconteceu com Luis Nassif e Leonardo Sakamoto.
Autoridades: tĂȘm exposição na mĂdia porque sĂŁo constantemente utilizados como fonte ou referĂȘncia na mĂdia tradicional. E, a exemplo de celebridades e jornalistas, usam a fama para impulsionar seus canais online. Exemplos: DrĂĄuzio Varella, MĂĄrio SĂ©rgio Cortella, Paulo Miranda Nascimento, Neil Degrasse Tyson, MĂĄrcio Atalla, Laura Muller.
Ativistas: eles podem ser classificados como um tipo de influenciador digital. Formaram uma audiĂȘncia nĂŁo exatamente porque lançaram um determinado conteĂșdo, mas porque conseguiram conquistar uma posição de liderança em grupos que se unem em torno de uma causa. SĂŁo casos de Luisa Mel, Emma Watson, Björk, TaĂs AraĂșjo e Jout Jout.
Quais os benefĂcios que pode trazer para o seu hotel?
Para entender essa questĂŁo, a rede americana de influenciadores digitais, Experticity, financiou um estudo para entender o impacto do marketing de influĂȘncia. A pesquisa apontou os seguintes resultados:
- 88% dos entrevistados disseram que são grandes as chances de seguir uma recomendação feita por um influenciador.
- 82% dos consumidores são mais propensos a seguir a recomendação desse mesmo influenciador em vez de ouvir uma pessoa comum.
Com a internet, Ă© possĂvel promover o marketing boca a boca, que gera interesse do pĂșblico, aumenta o alcance e tem alto poder de persuasĂŁo. Veja alguns dos benefĂcios.
Segmentação
Quando vocĂȘ abre uma campanha com influenciadores, sua comunicação vai direta para o pĂșblico que deseja atingir. Por exemplo: um influenciador que fala de viagens tem uma audiĂȘncia que curte as postagens e gosta de viajar. Ao criar conteĂșdo ou postar determinada mensagem relacionada ao seu hotel ou pousada, por exemplo, certamente ele poderĂĄ convencer seus fĂŁs a escolherem o seu hotel para se hospedar na prĂłxima viagem. Vale lembrar que o poder de segmentação varia nĂŁo somente pelo tema, mas tambĂ©m pelo canal de comunicação.
Amplo alcance
Uma parceria com grandes influenciadores digitais ajuda a expandir a sua marca. Ou seja, isso quer dizer que seu hotel serĂĄ visto por um maior nĂșmero de pessoas. AlĂ©m disso, os influenciadores possuem uma audiĂȘncia fiel, que geralmente gosta e compartilha os conteĂșdos, favorecendo assim para que seu site, promoção, ou mensagem tambĂ©m seja compartilhada com outras pessoas.
O que saber sobre os influenciadores?
Antes de fazer qualquer campanha com influenciadores digitais é importante entender algumas questÔes que iremos detalhar abaixo:
- Verifique se o nicho da audiĂȘncia tem relação com o seu negĂłcio ou serviços que deseja divulgar.
- Analise qual a rede social que ele tem mais engajamento e exerce uma influĂȘncia maior. Â Entre nessas redes e veja como sĂŁo os conteĂșdos e como os fĂŁs interagem.
- Procure saber sobre a reputação desse influenciador. Ele serå o porta-voz da sua marca, então é necessårio compreender quais são seus valores e até mesmo se jå foi envolvido em algum processo.
Um caso inusitado envolvendo hotel e influenciador digital
O dono do hotel The White Moose CafĂ©, em Dublin, na Irlanda, decidiu banir influenciadores de suas açÔes de marketing. A decisĂŁo foi tomada depois que a youtuber britĂąnica Elle Darby pediu cortesia de cinco noites de hospedagem. O empresĂĄrio decidiu, entĂŁo, responder ao pedido de forma pĂșblica. A negativa ao pedido ganhou as mĂdias sociais.
Tudo começou num e-mail enviado em janeiro por Elle a Paul Stenson, dono do hotel.
Ela se apresentou como influenciadora e pediu ao hotel uma âpossĂvel colaboraçãoâ para a semana do Dia dos Namorados, comemorada em fevereiro nos paĂses britĂąnicos. Em troca, faria um review sobre o hotel em sua conta no YouTube (cerca de 100 mil inscritos) e no Instagram (90 mil). O dono do hotel decidiu entĂŁo responder ao pedido nĂŁo por e-mail, mas em sua conta no Facebook. Da seguinte maneira:
âPrezada Influenciadora (sei seu nome, mas aparentemente nĂŁo Ă© importante usar nomes),
Obrigado por seu email procurando hospedagem em troca de exposição. Precisa ter culhÔes para mandar um email como este, jå que lhe falta respeito próprio e dignidade.
Se eu deixar vocĂȘ se hospedar aqui em troca de destaque num vĂdeo, quem vai pagar o staff que atenderĂĄ vocĂȘ? Quem vai pagar as camareiras que limpam seu quarto? E os garçons que servem seu cafĂ© da manhĂŁ? E a recepcionista que faz seu check-in? Quem vai pagar a luz que aquece vocĂȘ durante a sua estadia?
Talvez eu devesse dizer ao meu staff que eles aparecerĂŁo em seu vĂdeo em vez de receber o pagamento pelo trabalho feito em seu quarto.
PS: a resposta Ă© nĂŁo.â
O dono do hotel nĂŁo mencionou o nome da influenciadora. Mesmo assim, segundo o jornal britĂąnico Independent, os usuĂĄrios do Facebook rapidamente identificaram de quem se trataram e passaram a mencionar Elle nos comentĂĄrios. Isso a motivou a publicar o vĂdeo abaixo (em inglĂȘs), intitulado âfui exposta (muito embaraçante).â
Em linhas gerais, Elle reclama da forma como Paul respondeu. O ponto principal de sua defesa Ă© o argumento de que ela foi exposta, uma vez que o pedido foi feito de forma privada e a resposta veio publicamente. A influenciadora desativou os comentĂĄrios no vĂdeo, possivelmente com receio de comentĂĄrios que dessem razĂŁo a Stenson, como aconteceu no outro vĂdeo em que ela seguiu tratando do assunto.
Dias depois da publicação do vĂdeo, Stenson enviou a Elle uma fatura de 4,3 milhĂ”es de euros (cerca de R$ 17 milhĂ”es no cĂąmbio de janeiro de 2017), como conta o MSN. O dono do hotel chegou ao valor apĂłs calcular o espaço estimado de mĂdia espontĂąnea apĂłs o caso ter sido publicado em 114 matĂ©rias em 20 paĂses, alcançando potencialmente 450 milhĂ”es de pessoas atĂ© entĂŁo.
O que esse caso ensina?
HĂĄ pelo menos duas interpretaçÔes para o caso â e uma nĂŁo elimina a outra.
A primeira Ă© a de que parte dos influenciadores, como Ă© o caso de Elle, nĂŁo tem uma postura profissional na forma de se comportar. A segunda Ă© a de que Paul Stenson expĂŽs uma conversa pretensamente particular, e isso gerou um enorme desconforto para ela. O fato Ă© que, se o objetivo dele era alertar o mercado de turismo para o comportamento de influenciadores, conseguiu.
Trocar hospedagem por exposição em reportagens nĂŁo Ă© uma prĂĄtica nova. Empresas de mĂdia, como revistas, sites e jornais especializados em turismo, sempre fizeram isso. A diferença talvez esteja na forma de solicitar a cortesia, com um senso de profissionalismo mais claro â e normalmente tratado entre jornalistas e assessores da empresa.
Talvez a reflexão mais equilibrada seja a de que a relação entre influenciadores e marcas é nova no mercado e ainda carece de amadurecimento.