Entenda a importância de evidenciar os resultados que foram alcançados por meio do relatório de clipping
O clipping, basicamente, é o processo de selecionar notícias de seu interesse e salvá-las. No caso do assessor de imprensa, as notícias monitoradas são relacionadas aos clientes. É necessário guardar tudo que foi veiculado sobre o assessorado, para, no fim de cada mês, realizar a elaboração do relatório de clipping. Confira, abaixo, algumas etapas na elaboração do relatório.
Formatos
O relatório, geralmente, é apresentado em dois formatos: Planilha (Excel, Google Sheets) e Slides (Canva, PowerPoint). Na planilha o conteúdo fica tabulado e de fácil visualização dos números obtidos. Já o formato de apresentação em slides permite um relatório mais interativo, com imagens, vídeos, áudios e gráficos. É importante utilizar os dois formatos, pois um complementa o outro. Para fazer a apresentação em slides, é necessário que a planilhaa esteja pronta com dados concretizados.
Relatório de clipping em planilha
Criar a planilha no Excel ou Google Sheets é a primeira coisa a se fazer. Nela, deve-se conter as seguintes informações:
- Publicação – veículo de comunicação onde o conteúdo foi publicado;
- Data – inserir a data em que a notícia foi publicada;
- Assunto – abordar o tema tratado na notícia;
- Entrevista – acrescentar essa aba somente se for realizada alguma entrevista com o assessorado;
- Tipo de texto – colocar qual foi o tipo de texto veiculado. Exemplo: artigo ou release;
- Alcance – mostrar a audiência do veículo de comunicação;
- Centimetragem – medir a centimetragem quadrada da notícia, para comparar qual seria o preço caso fosse um publieditorial;
- Valor – apresentar uma projeção de valores de cada veículo, baseado nas informações obtidas com cada um.
Após ter preenchido na planilha todas as informações, é hora de somar: alcance, centimetragem e valor. Isso mostra a quantia que o cliente gastaria totalizando todas as publicações. Segue abaixo exemplo, com números ilustrativos:
Apresentação do relatório
É agora que deve ser elaborado o arquivo em formato PowerPoint. Nele, você poderá apresentar, de forma interativa, o resultado alcançado. Para começar, informe sobre os conteúdos que foram divulgados durante o período em questão. Após isso, salve tudo que saiu na imprensa e insira no documento. Junto ao clipping, deve-se incluir os dados: link para a matéria, audiência, centimetragem e valor. Após ter apresentado todos os clippings, é necessário acrescentar uma parte com os resultados obtidos. Nessa parte é preciso constar a soma total da audiência e das publicações. É relevante colocar um gráfico que compare o total de publicações dos períodos anteriores.
Como mensurar a audiência
Essa é uma das informações que o cliente mais leva em conta, pois se trata da quantidade de pessoas que costumam acompanhar determinado veículo. Podem ocorrer situações em que a audiência fica em evidência no próprio portal. Em alguns casos, será necessário ligar para a redação para obter a informação. Caso não haja resposta com o número exato, é possível mensurar o número por meio das redes sociais ou sites como o SimilarWeb.
Centimetragem
A centimetragem é utilizada para estipular o valor de um conteúdo. Ela é baseada no valor de tabela do espaço publicitário do veículo onde o material foi publicado. É preciso medir a centimetragem quadrada da notícia — basicamente, multiplicando a altura pela largura. Com a centimetragem, é possível passar ao cliente o valor que ele pagaria, caso não utilizasse da assessoria para trabalhar com a mídia espontânea e gratuita.
Calculando os Valores
Exposição positiva, negativa ou neutra
Caso o assessorado esteja passando por um momento de crise, é importante avaliar se os conteúdos publicados na mídia passam uma imagem negativa, positiva ou neutra. Isso mostra se o assessor está conseguindo reverter a situação.
Relatório automático
Elevar o marketing digital a outro nível é deixar a inteligência artificial trabalhar por você. Isso acontece quando realizamos uma automação em alguma plataforma. Existem ferramentas no mercado, como o Knewin Comunique-se, que possibilita realizar todo o trabalho descrito neste artigo de forma automatizada.
Basta escolher uma palavra-chave para monitorar notícias em sites, televisão, rádio e impresso. Caso tenha alguma publicação na imprensa, uma notificação é enviada ao usuário. No fim de cada mês, ou em um período pré-determinado, é possível gerar um relatório de forma automática. Além disso, você pode personalizar as métricas que deseja levar ao seu cliente, tudo de maneira simples e intuitiva. Basta arrastar o elemento que quiser ao formulário que a inteligência artificial trabalha por você.
A automatização ajuda e muito o trabalho do assessor de imprensa. Afinal, fazer um relatório completo e visualmente atrativo demanda tempo e esforço. Por isso, caso a sua demanda seja grande, é interessante avaliar a contratação de uma ferramenta completa de clipping, como o Knewin Comunique-se.
Curadoria de Conteúdo
O Knewin Comunique-se, agora, tem uma equipe de profissionais que prestam serviço de curadoria de conteúdo para clientes. Um processo que potencializa as estratégias de marketing de modo prático e mais eficiente.
Mesmo utilizando variados softwares para identificar e auxiliar no processo de curadoria, ainda assim, nenhum programa consegue ter a percepção e sensibilidade humana para analisar, de forma assertiva, determinado assunto ou situação.
Como funciona a curadoria de conteúdo?
Por meio de um time especializado, é possível categorizar as notícias (análise de sentimento manual), eliminar os conteúdos irrelevantes, e, ainda, receber relatórios com análises qualitativas, centimetragem e minutagem das matérias.
Além de “filtrar” o conteúdo captado, é possível investir em comunicação da maneira correta e transformar seu planejamento em números e estatísticas. Portanto, ao optar pela curadoria de conteúdo, é mais fácil mensurar resultados e garantir conteúdos de qualidade, filtrados conforme o que é mais relevante, considerando a profundidade do assunto e o perfil do público leitor.
Conclusão
É por meio do relatório que o assessorado consegue enxergar com clareza todas as ações tomadas e os resultados que foram obtidos ao longo de um determinado período, mediante divulgação de pautas em busca de publicações gratuitas, a chamada mídia orgânica.
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