O Comunique-se 360 é a nova plataforma de comunicação corporativa do Grupo Comunique-se. A solução, projetada para multipúblicos, se propõe a conectar marcas aos seus stakeholders. O software pode ser utilizado por diversos setores no mercado, assim como as agências e departamentos de relações públicas.
A nova tecnologia visa atuar no relacionamento entre marcas e os seus públicos-alvo. A ferramenta engloba, ainda, funcionalidades projetadas para comunicação interna e externa.
Em uma visão 360, a comunicação precisa chegar, em via de mão dupla, aos públicos interno e externo no mesmo grau de importância. A marca precisa gerar credibilidade e agregar valor aos multipúblicos de forma personalizada e direcionada.
Veja, abaixo, as principais funcionalidades do Comunique-se 360 e como a plataforma pode ampliar a comunicação de uma companhia.
Como utilizar o Comunique-se 360 em relações públicas
Relacionamento multipúblicos
Todos os públicos da empresa em um único lugar. Com uma funcionalidade para centralizar a comunicação interna e externa, ficou mais fácil ampliar e estreitar o relacionamento com os públicos de interesse da companhia.
A funcionalidade “multipúblicos”, no Comunique-se 360, contribui com uma função primordial das relações públicas: construir relacionamentos que sejam valiosos entre empresa e os seus respectivos públicos.
É possível fazer o upload de cada público na ferramenta. Desde clientes, jornalistas, influenciadores digitais a colaboradores e fornecedores. A função, no software, contribui diretamente com profissionais de relações públicas em:
- Conquistar mídia espontânea;
- Informar e engajar colaboradores internos;
- Construir ou fortalecer a imagem e reputação;
- Contribuir diretamente com a geração de leads.
Adequação à LGDP
A LGPD está em vigor desde agosto de 2020. A lei traz mudanças em relação à coleta, ao armazenamento e ao uso de dados pessoais. Algo que implica diretamente no trabalho do profissional de relações públicas. Afinal, o setor de RP lida diariamente com milhares de dados, sejam internos ou externos.
Por isso, todo cuidado e atenção é indispensável. E o Comunique-se 360, pensando nisso, foi desenvolvido para atender as obrigatoriedades da LGDP. Os tratamentos dos dados, por meio da plataforma, incluem:
- Uso de opt-in em mailings (recentes e antigos);
- Impossibilidade de efetuar download de bases;
- Consentimento;
Gestor de relacionamento
Como mencionamos acima, cada público-alvo possui suas particularidades. E o “gestor de relacionamento” contribui na operação e gestão de cada stakeholder. Tenha acesso aos KPIs individuais de cada público e marcadores para segmentar informações. Dessa forma, é possível, por exemplo, ter relatórios individuais e controle sobre tarefas e atividades.
O gestor de relacionamento é ideal para o setor de relações públicas acompanhar a “vida” de cada contato. Saiba exatamente quantos envios cada usuário recebeu, as interações, as taxas de abertura, respostas e até mesmo reuniões e possíveis pendências.
O sistema gera um histórico completo de cada contato, de forma individual. Tenha todos os processos organizados e centralizados em uma única plataforma. Com a “vida” completa de cada usuário, tenha uma comunicação mais assertiva e personalizada.
Relações com a imprensa
No setor de relações públicas, o relacionamento com a imprensa é fundamental. Para trabalhar a imagem da empresa na mídia é preciso estreitar laços com jornalistas. Por isso, ter em mãos um bom mailing de imprensa em mãos é indispensável.
Utilize o poder da imprensa para gerar credibilidade de marca, fortalecer imagem e reputação e potencializar os resultados por meio da mídia espontânea. Divulgue a marca ou os clientes junto à jornalistas com o Comunique-se 360.
Nunca foi tão fácil encontrar o perfil ideal de jornalistas para distribuir os seus releases e gerar visibilidade na mídia. Com filtros completos e customizados, crie segmentações assertivas para identificar profissionais de imprensa que se interessam pelas sugestões de pautas que você produz. Busque jornalistas por:
- Cargos;
- Editorias;
- Localizações;
- Tipos de veículos.
Afinal, sabemos que nas relações com a imprensa, menos é mais. A segmentação é crucial para distribuir sugestões de pautas para jornalistas que cobrem assuntos ligados ao mercado da companhia em questão.
Contatos com garantia de atualização
A taxa de rotatividade nas redações é alta. Ao exercer o trabalho de relações públicas com a mídia é comum encontrar contatos desatualizados. Para não colocar em risco a estratégia de divulgação à imprensa, é crucial contar com um mailing de imprensa atualizado.
E sabemos que fazer tal atualização na “unha” não é tarefa fácil. Além de exigir muito tempo, não há margem para erros. Para evitar qualquer imprevisto com a desatualização de dados, o Comunique-se 360 garante uma taxa em contrato, a fim de garantir que seus releases cheguem aos destinatários desejados.
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Sabemos o quão importante é garantir que suas sugestões de pautas cheguem aos jornalistas de interesse, por isso garantimos, em contrato, a taxa de atualização da base.
Com um time de profissionais dedicado full time para a atualização do mailing de imprensa. Diariamente jornalistas de todas as regiões são contactados e conferidos, um a um, para garantir máxima atualização.
Monitoramento em todos os tipos de mídia
Agora, é possível ficar por dentro de todas as notícias, na mídia, que envolvem sua marca.
A solução monitora em tempo real todas as mídias e veículos de comunicação. Você mesmo cria seus monitoramentos, definindo suas preferências de palavras-chave e expressões.
O monitoramento de notícias engloba as mídias:
- Monitoramento em Impresso;
- Monitoramento em Rádio;
- Monitoramento em TV;
- Monitoramento online.
Ficou ainda mais fácil prever e gerenciar crises, obter informações necessárias para tomadas de decisão, análise de mercado e concorrência, além de mapear tendências e inovações. Além disso, é possível criar relatórios personalizados para apresentar os resultados colhidos por meio do trabalho de relações públicas.
A solução de clipping do Comunique-se 360 pode ser utilizada em relações públicas para:
- Press analytics;
- Gestão de crise;
- Análise de mercado;
- Análise da concorrência;
- Mensuração de resultados.
Confira, abaixo, as principais características do clipping e como podem ser aplicados em relações públicas:
Veículos monitorados
A ferramenta do Comunique-se monitora mais de 1 milhão de veículos no Brasil e no mundo. O alcance em escala mundial, permite o monitoramento completo na pequena e grande imprensa. Tenha em mãos, em poucos cliques, todas as notícias de seu interesse capturadas pelo Comunique-se 360 de qualquer lugar do mundo.
Análise de sentimento
Um dos principais indicadores em relações públicas é o sentimento das notícias. Por isso, ficar por dentro de tudo que sai na mídia sobre a marca é fundamental para mensurar o tom de cada publicação que envolve a companhia.
Entenda, com o clipping, o real impacto do noticiário para sua empresa. A tecnologia é capaz de analisar, por meio da inteligência artificial, o sentimento de cada notícia monitorada de forma individual. A classificação é feita automaticamente, entre os sentimentos: positivos, negativos e neutros.
Com base nas classificações, otimize o tempo nas análises por tipo de notícia e ganhe informações cruciais para tomada de decisões estratégicas.
Centimetragem
Outro indicador para relações públicas é a centimetragem. A equivalência publicitária é um método muito utilizado para compreender em valor (R$) quanto vale uma notícia emplacada na mídia. E o Comunique-se 360 possui um sistema de medição para entregar a centimetragem em todos os veículos. A tecnologia é capaz de mensurar os resultados de forma automática e atribuir o valor para cada notícia.
Agora, você já pode deixar as antigas práticas de lado, jogar a régua fora e deixar a tecnologia trabalhar para você.
Sistema de envios
O sistema de envios de e-mail facilita a comunicação com públicos internos e externos. Por meio da tecnologia drag-and-drop é possível modelar templates para cada comunicado por conta própria, sem depender de nenhum especialista em HTML. O objetivo da ferramenta é justamente dar autonomia para o profissional de relações públicas.
O sistema conta, ainda, com relatórios completos. Tenha acesso aos principais indicadores de cada campanha em tempo real. Acompanhe a taxa de cliques e aberturas de suas ações, faça comparação com as médias de mercado e, ainda, com os seus diferentes públicos.
Os envios ficam registrados para que, com o tempo, haja uma possibilidade de validar dados e até mesmo mensurar resultados fazendo comparações de performance. O histórico permite que o profissional de RP encontre os melhores horários de envio para cada base, além do que funciona ou não como título de uma campanha para reter atenção e afins.
Releases
Para relação com a imprensa, há como construir releases com templates impactantes. Com um criativo profissional você pode aumentar a probabilidade de “venda” de suas pautas.
O Comunique-se 360 disponibiliza, ainda, templates padrões, a fim de otimizar tempo. Você pode utilizá-los para enviar os comunicados à imprensa ou até mesmo construir um do zero em poucos minutos. Não esqueça de incluir imagens, links externos e afins.
Newsletters
A facilidade na hora de criar templates ajuda na elaboração de newsletters. O tipo de e-mail é fundamental para gerar tráfego para o site da companhia, além de manter a base engajada e por dentro dos novos conteúdos da marca. Veja, abaixo, um modelo de newsletter que foi construída no Comunique-se 360:
Comunicados internos
A comunicação interna é, também, responsabilidade do setor de relações públicas. O sistema de envios vai ajudar a construir comunicados internos atrativos para engajar os colaboradores e mantê-los informados sobre as diretrizes da empresa.
Afinal, com a tecnologia drag-and-drop, você pode construir e-mails com as próprias mãos. Arraste e solte os elementos para elaborar um e-mail assertivo. Construa colunas, textos, imagens, vídeos e até mesmo giffs. Seus comunicados internos vão causar o impacto desejado para que a mensagem seja transmitida aos receptores.
Relatórios de envios
Com os relatórios, é possível identificar as melhores estratégias para alcançar sucesso na sua comunicação interna e externa. Confira, na plataforma, os principais picos de aberturas, os melhores horários de envio, a taxa média de abertura do seus envios e a comparação com a taxa média de mercado — para validar a performance de cada uma das campanhas.
Tenha acesso aos contatos que abriram ou não os seus comunicados. Com o tempo, é possível, ainda, saber quais são os usuários que interagem mais com as campanhas. Além de mapear, o relatório garante que você tenha uma mensuração completa dos envios, com acesso aos principais indicadores.