A boa reputação e o bom relacionamento fazem parte das estratégias de marcas e empresas. É por isso que muito se fala do trabalho do profissional de relações públicas digitais, visto que o âmbito online tem ganhado grandes proporções nos últimos anos.
O profissional de relações públicas (ou RP) é um gestor de comunicação. Ele conecta empresas aos seus públicos (que podem ser diversos). Porém, para que o trabalho desse especialista seja eficaz, é preciso ter uma boa estratégia de comunicação e sempre avaliar os dados sobre as campanhas realizadas.
Antigamente, o RP ficava responsável apenas pela comunicação offline. Isso acontecia porque a forma de relacionamento era totalmente diferente. Com a transformação digital, as pessoas passaram a ser impactadas pelo online. Assim, nasceu o conceito de relações públicas digitais, que cuida da comunicação também no âmbito online.
O que faz um relações públicas digitais?
O especialista digital tem a função de fortalecer a imagem do negócio nas redes sociais e aumentar a exposição.
Para isso, o relações públicas digitais precisa ter uma estratégia de comunicação bem estabelecida e alinhada com todos os departamentos da empresa. Esse trabalho desenvolve bons frutos dentro das redes sociais, grandes links buildings (ou links populares) e o contato com produtores de conteúdo e jornalistas.
Por que ter um relações públicas digitais?
Como explicado acima, esse profissional de comunicação desenha as melhores estratégias dentro do mundo digital. Essas estratégias são pensadas levando em consideração o objetivo da marca no mercado. Entre esses objetivos, podemos destacar três: relevância, criar autoridade de marca e gerar vendas.
O relações públicas digitais vai, dentro das estratégias, unir todos os canais e contatos online que são relevantes para o negócio.
As boas práticas de um relações públicas digitais
A primeira boa prática de um RP digital é traçar estratégias de acordo com o objetivo do seu cliente. Um bom período para realizar essas metas é entre o final e o começo do ano. Mas essa não é uma regra. O profissional pode desenhar estratégias em qualquer momento que achar necessário.
Depois, vem o mapeamento de redes sociais, blogs, pessoas influentes, fóruns, portais de notícias, podcasts, videocasts e outros que façam sentido com o nicho do negócio. Essa listagem poderá te trazer bons insights de relacionamento e parcerias.
Analisar os resultados de busca com o nome da marca dentro do Google é essencial. A ferramenta hoje é um dos mais usados mundialmente e um bom rankeamento garante que as pessoas consigam achar a empresa e o produto facilmente.
Dentro das redes sociais, é preciso desenhar como se dará a comunicação. Isso também vale para o marketing de conteúdo, que está cada vez mais atraindo públicos que têm interesse de compra.
A comunicação via e-mail marketing fará com que seus clientes e possíveis compradores sempre lembrem da marca. Por isso, o relações públicas digital sempre pensa em novos textos para estar próximo de quem precisa.
E por fim, e não menos importante, a constante análise do que os portais de notícia estão falando sobre a marca através do clipping.
Principais ferramentas para os profissionais de relações públicas digitais
Cada profissional precisa lembrar que, independentemente da ferramenta, é preciso ter organização e constância. Isso porque o ambiente digital exige timing e estratégia.
- Google Trends
É uma ferramenta para segmentar os assuntos mais buscados em um determinado período. Pode ser de grande ajuda para conseguir novas ideias, informações do que estão procurando e futuras tendências do mercado.
- Influency.me
O influency.me é um software que conecta marcas aos influenciadores certos. É perfeito para relações públicas digitais que buscam perfis para campanhas pontuais ou de longa duração e que falem com o nicho correspondente da marca.
- Facebook Business
Uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Facebook. Por lá, também é possível agendar posts, ter acesso a alguns dados da conta e responder a seguidores.
- Comunique-se 360
Um dos melhores softwares para profissionais de comunicação. É possível disparar releases para um grande mailing de jornalistas; criar e-mail marketing facilmente; clipar notícias e ter acesso a relatórios completos.
Concluindo…
O profissional de relações públicas digitais é um dos maiores pilares da comunicação de uma empresa. Entretanto, para que ele atinja os objetivos de uma marca, é necessário ter estratégias sólidas e bem alinhadas.
O RP, por meio de uma rotina organizada e boas ferramentas, poderá estabelecer um bom espaço dentro do ambiente online.